Sobre

Conheça o CATERG

Inspeção Veicular / Homologação Veicular

O CATERG – Centro de Apoio Tecnológico do Rio Grande do Sul, é um organismo acreditado do INMETRO e licenciado do DENATRAN, destinado a apoiar o setor tecnológico veicular.

Fiel às suas origens e aos serviços especializados no campo da engenharia automotiva e segurança veicular, o CATERG mantém atividades de Inspeção e Homologação Veicular, firmando-se como 1º Centro de Apoio Tecnológico Veicular.

Seus serviços utilizam equipamentos e estações de inspeção verificados e calibrados com sistemas eficientes de inspeção, estrutura e equipe altamente capacitada, visando a Segurança Veicular e controle de poluição ambiental.

 

Histórico CATERG

Oriundo do Laboratório de Máquinas e Motores do Departamento de Mecânica da UFRGS e por meio de serviços prestados à FUNDATEC e à STI, desenvolveu e implantou a tecnologia de conversão de motores a gasolina para motores a álcool.

Os resultados obtidos pela implantação pioneira do álcool etílico como combustível no Rio Grande do Sul, foram aproveitados por montadoras de grande sucesso. Perfeitamente enquadrado neste sistema, o CATERG passou a desenvolver pesquisas para produção de álcool etílico automotivo.

Também pesquisou óleos vegetais como combustível alternativo para motores diesel, hoje o biocombustível.

Em 1981, o CATERG passou a atuar como Assessor Técnico dos Órgãos de Trânsito e a partir de 1989, tornou-se o primeiro Agente de Inspeção Veicular do INMETRO, passando a atuar em nível nacional. Dois anos depois, transformou-se no primeiro Organismo de Inspeção Credenciado – OIC, no RS. Em 1998, o CATERG instala equipamentos de teste eletrônicos de última geração e, em novas instalações, se qualifica como a primeira Instituição Técnica de Engenharia – ITE do DENATRAN, no RS.